Prefácio Sobre Barata Salgueiro Casas da Arriaga

Pa.te.os

Na orla costeira de Melides, um núcleo de quatro casas independentes nasce da vontade de acolher aqueles que partilham uma forma de estar próxima da natureza.

Criados como peças de arte na amplitude do terreno, sem capas ou artifícios, os Pa.te.os são mais um capítulo na materialização dos valores Primosfera. Refletem a autenticidade dos materiais, a coexistência entre o desenho e a funcionalidade, a relevância do espaço interior e exterior, a verdade de tudo o que é genuíno aos sentidos.  

Com o vislumbre da Serra da Arrábida e o Atlântico no horizonte, o tempo percorre o espaço com vagar. Do interior conseguimos abraçar o campo, do exterior sentimos o aconchego da casa. Os Pa.te.os são um convite a viver a natureza sem abandonar o conforto de um refúgio. Quem aqui chega, sente a paisagem que se transforma. A maresia, a areia, a resina, a terra quente, as variações no ar e na temperatura ao lusco-fusco. E é entre um livro, uma conversa e um mergulho na piscina que tudo acontece. 

A perfumista Lyn Harris criou uma fragrância exclusiva com base na memória olfativa deste território. Uma essência que encapsula a justaposição de rememorações físicas e recria a experiência sensorial da vida nos Pa.te.os. Resgata-se a memória.

Arquiteto: Manuel Aires Mateus

Perfumista: Lynn Harris

As quatro casas dos Pa.te.os têm no total 500m2 de área coberta e cerca de 10.000m2 de zonas exteriores repartidas entre jardins privativos, piscina e espaços verdes tratados.