Prefácio Sobre Barata Salgueiro Casas da Arriaga

Casa de Tijolo

Da memória nasceu a inspiração inicial: uma casa que convoca os verões antigos na costa, um refúgio familiar entre o oceano e o campo, entre o cheiro da esteva e a maresia, tardes silenciosas de cigarras e o correr da água num montado alentejano.     

Da inspiração resultou o propósito, uma casa com matérias-primas naturais, maciças, genuínas. Apenas o estado bruto e puro das coisas iniciais, a solidez da Natureza: madeira, tijolo e pedra. Num vale aberto, como um elemento integral da paisagem, uma casa que retira a sua força dos elementos da terra e do mar, do campo aberto do Alentejo. 

A pureza e robustez do tijolo, em combinação com a madeira da estrutura e a pedra lioz, evocam a ancestral presença romana na Península Ibérica, criando uma ligação única, em termos cromáticos e de materiais, entre a casa e a terra.  

Centenas de milhares de tijolos, feitos à mão, maciços, empilhados sem uma emenda. Partindo da imperfeição do tijolo, foi atingida uma perfeição matemática. Uma casa que resiste e perdura. A disponibilidade da variável tempo na execução do projeto e obra foi fundamental. Porque suspender os projetos no tempo é uma condição única da Primosfera, necessária para atingir qualidade e representativa de uma forma de fazer. 

O resultado é a verdade, uma casa que se sente, uma extensão da natureza. Uma casa-pátio, que vive de espaços que se sucedem intencionalmente, a céu aberto. A repetição cria uma coerência, mas cada pátio tem a sua identidade, criando distintas experiências sensoriais, com a presença constante de água, flores, trepadeiras, ervas aromáticas, morangos silvestres e árvores de citrinos.

Um livro reúne a história. Esquissos, textos, conversas, fotografias, o terreno, a viagem e a casa finalizada: a obra preservada numa caixa de argila. A reminiscência do tijolo como fundação, o peso do tempo, escrito para a eternidade.

Arquiteto: Manuel Aires Mateus

A Casa de Tijolo desenhou-se numa área de 1.200m2 partilhados entre diversos pátios e espaços de habitação.